8 de dezembro de 2009

A finalidade de um blog

A idéia deste blog é registrar o aprendizado e expor opiniões além de discutir com o público participante, temas sobre web, tecnologia, design, comunicação, etc. Idéia com mais de um ano e somente agora colocada em prática. Serve-me de agrado, ter lido dois livros antes de iniciar o blog. Um é o popular e tumultuado O Culto do Amador por Andrew Keen, e o outro é o Blog. Entenda a Revolução que vai mudar seu mundo por Hugh Hewitt.

Em O Culto do Amador, Andrew Keen age como um promotor que está em defensa de seus clientes “as vítimas”. São eles profissionais formados, que dedicaram anos de estudos - em um julgamento - onde todos são culpados. Enquanto uns mais, outros menos, mas todos têm sua parcela de culpa. Entre culpados e inocentes, as agressões cometidas pelos réus – eu, você, nós, vós, eles são: Roubo de propriedade intelectual de forma cruel, persistente, consciente e irrefreável.

Blogs de vulgo “amadores” que se apoderam de propriedades intelectuais de profissionais e de empresas que esses profissionais representam, para re-publicar em seus blogs o mesmo conteúdo, plagiando todas as informações de forma gratuitamente, enquanto quem realmente é detentor dos direitos, não passa de um desconhecido que faz todo o trabalho duro, que estudou anos, até conseguir a posição atual que tem, e que esta a mercê do amadorismo 2.0.

Andrew explicita através de dados recentes como a indústria cinematográfica, fonográfica e editorial tem perdido milhões com a pirataria que ocorre livremente na web.

Gravadoras estão em crise pelo crescente e avassalador numero da pirataria. A venda de produtos originais enfrenta um declínio assustador, além da crise de bilheterias de filmes que custam milhões e que por trás tem uma grande equipe de profissionais que não arrecadam o que deveriam.

Assolando a indústria editorial, temos um grande numero de blogs onde seus proprietários sem qualquer formação, autoridade e com ponto de vista turvo, põem em duvida a confiabilidade da informação circulada na internet.

Andrew assume a posição de um extremista e assim cometa falhas em sua observação. Podemos encontrar blogs extraordinários produzindo ou reproduzindo - com respeitos a propriedades intelectuais alheias - conhecimentos e informações dos mais diversos temas.

Hugh Hewitt em seu livro Blog. Entenda a Revolução que vai mudar seu mundo, nos dá exemplos positivos de como o Blog pode ser uma ferramenta de grande impacto na sociedade. Numa trama ocorrida na política dos EUA “um tanto quanto confuso e tedioso para quem não acompanha e entende muito de política, principalmente externa” Hugh mostra a força de blogs de pessoas físicas que cobriram eleições e casos dramáticos da política, chamando a atenção da população para tais fatos em que a mídia pouco dava ênfase.

Eis o grande diferencial dos blogs, e é essa a mensagem do livro de Hugh Hewitt. Blogs podem ser fontes de informações de conteúdo específico. A cobertura de determinado assunto, quando feita por um profissional ou por alguém que mesmo sem uma formação - dedica sua vida a tratar o assunto, tem seu publico fiel, e seu papel na divagação da informação e colaboração na web 2.0.

Esse policiamento em utilizar de forma legal ou não um conteúdo, seja ele filme, livro ou software é uma decisão pessoal, cultural e social. Mas, quanto mais você tem como meio de vida uma profissão que também depende de ter o seu trabalho reconhecido e valorizado, mais você se importa com esse respeito que devemos ter com trabalhos alheios, pois estaremos esperando esse mesmo respeito e reconhecimento.

Uma coisa é alguém que utilize um software pirata e não tem muito noção do que isso significa, e somente usa-o para ter acesso à internet, por exemplo; outra coisa é utilizarem de softwares piratas para ganharem dinheiro através deste software, construindo sua carreira e não se preocupam com isso. Pirataria é pirataria, mas quando você tem conhecimento da causa, você tem mais responsabilidades sobre decisões.
Podemos listar alguns dos motivos para iniciar um blog.
  • Compartilhar idéias;
  • Registrar acontecimentos pessoais, sociais, viagens;
  • Divulgar o seu interesse por um hobby, por uma banda, um estilo;
  • Divulgar seu trabalho com um portfólio sobre (desenhos, poemas, fotografias) e quaisquer outros temas.
Essas são algumas aplicações em que o blog podem funcionar muito bem.

A veracidade das informações e a periodicidade das atualizações são fortes determinantes do sucesso do seu blog. Você tem uma idéia, um hobby ou um trabalho para divulgar? Que tal compartilhar esse conhecimento criando um blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário