17 de fevereiro de 2010

Netbook Philco PHN 10103. Leve, portátil e funcional.

Meu irmão ligou para mim de um hipermercado com as configurações de um netbook em liquidação, para me perguntar se compensava comprar o aparelho. Levando em consideração a configuração x preço, eu disse a ele que compensava, e poucos minutos depois eu estava com o netbook em mãos.

Tenho preferência pelos produtos da HP, e até então não tinha visto qualquer aparelho da Philco, marca do netbook.

O maior uso que ele fará do netbook será para acessar a internet via banda-larga em rede WiFi e ADSL para fazer trabalhos da faculdade. Pelas configurações acreditamos ser mais do que suficiente para esse fim, ja que nenhum programa pesado será instalado na maquina, e se for o caso, temos um desktop mais parrudo.

O netbook tem as seguintes configurações:

CARACTERÍSTICAS:
  • Tela: 10.2" com tecnologia LED. Melhor qualidade de imagem e menor consumo de bateria.
  • Processador: Intel - Atom 1,60GHz, 512 Kb Cache L2
  • Memória: DDR2 2GB 667MHz
  • HD: 250GB
  • Chipset: Intel 945GSE+ICH7-M
  • Software: Linux Mandriva
  • DVD: Não possui
  • WebCam: 1,3 Mega pixel
  • Áudio: 2 x 1,5W integrado com som estéreo
  • Card Reader: 4 em 1 MS, SD, MMC, PRO
  • Comunicação: Rede Ethernet 10/100
  • WiFi: Wireless Lan 802.11b/g
  • Bateria: 4 células, Lithium-Ion
 I/O 
  • Três portas USB 2.0
  • Uma entrada para microfone
  • Um microfone interno
  • Uma saida para fone de ouvido
  • Uma porta VGA, 15 pinos
  • Uma saida DC para adaptador (35W para adaptador AC)
  • Um conector RJ-45
  • Leitor de cartão 4 em 1
  • Teclado ABNT 2 (Português)
  • Adaptador AC: 50-60 Hz com saída para 19V DC, tipo de 3 pinos para entrada AC
  • Tensão: Adaptador universal ára 100-240V AC
  • Consumo 36W
DADOS TÉCNICOS
  • Altura (mm): 39
  • Profundidade (mm): 186
  • Largura (mm) 267
  • Peso do Produto (kg) 1,16
O netbook vem com Linux Mandriva, que foi formatado e instalado o Seven Professional. Consultando o Google, tomei conhecimento da formatação sem usar drive de cd, ja que este modelo não tem o drive.

Encontrei uma solução muito simples. É preciso baixar e rodar o programa WinToFlash. Fiz como manda este tutorial: http://migre.me/g9E6

A instalação levou em torno de 20 minutos. O netbook roda perfeitamente o Seven junto com o pacote Office Home and Student 2007. A tela tem boa resolução. Não tivemos nenhuma dificuldade em trabalhar com os aplicatos do pacote Office.

Vale ressaltar que podemos tornar a área de trabalho maior nestes aplicativos. Para isso basta clicar com o botão direito na Faixa de Opções "barra de ferramentas" e selecionar Minimizar a Faixa de Opções.

O tamanho e o espaçamento das teclas é um pouco justo, mas não e nenhum problema, com o tempo logo se acostuma.

Trata-se de um aparelho leve, portátil e funcional. O custo/benefício é mais do que válido.

4 comentários:

  1. Olá Luis tdo bem?

    Tb comprei este netbook e instalei o seven sem problemas, porém estou com dificuldade com a wireless, não estou conseguindo ativar. Vc conseguiu fazer funcionar tranquilo? Tem os drivers? Caso sim, onde conseguiu? Abs!

    ResponderExcluir
  2. Meu cara...acabei de chegar em casa com esse net.quando estacionei pensei: ta, mas onde eu vou enfiar o cd de instalação? Obrigada pelo post, vou seguir teu conselho.

    ResponderExcluir
  3. Comprei um netbook PHN 10303 faz uma semana e não tenho do que reclamar. Nunca tinha usado o SO Linux, pensava que era um lixo de SO, gostei tanto que to a procura da mesma distribuição (MANDRIVA)para instalar em meu Desktop.

    ResponderExcluir
  4. Boa escolha!Boa relação custo/benefício
    PS:Gostei da parte em que você escreveu:
    "Se for o caso, temos um desktop mais PARRUDO".

    ResponderExcluir